Zonas e bairros de Fez

Fez está claramente dividida em três zonas: Fez el-Bali, a medina antiga, Fez el-Jdid, a medina nova e a Ville Nouvelle, a cidade nova.

Bairros e zonas de Fez
Bairros e zonas de Fez

Fez el-Bali é a zona mais antiga da cidade, onde se encontra o maior número de pontos de interesse. Fez el-Jdid foi fundada séculos mais tarde e abriga o Palácio Real e o Bairro Judeu. A Ville Nouvelle foi criada com o protecionismo francês e é o lugar escolhido pelas famílias mais ricas para morar.

Além das três zonas principais, ao redor das medinas e nas colinas ao redor apareceram novos bairros residenciais que, em sua maior parte, abrigam a população mais desfavorecida.

Vamos ver detalhadamente cada parte.

Zonas de Fez

Medina Fez el-Bali

Labiríntica, caótica e lotada, a Medina Fez el-Bali é a zona mais antiga da cidade e data do século VIII. Conheça seus principais pontos turísticos.

Medina Fez el-Jdid

Fundada no século XIII, a Medina de Fez, Fez el-Jdid, se tornou rapidamente a sede do poder real. Descubra as ruas principais do Mellah.

Ville Nouvelle

A Cidade Nova de Fez é a zona mais nova da cidade. Saiba o que ver e fazer em Ville Nouvelle.

Os dois bairros mais famosos

Bairro Andaluz

Nascido no século IX, devido à forte emigração da Espanha, o Bairro Andaluz de Fez é considerado o precursor da cidade. Descubra essa zona.

Bairro Judeu

A Mellah é uma das zonas mais tradicionais e antigas de Fez, onde antigamente residia a comunidade judia. Conheça suas ruas e pontos de interesse.

Algo mais?

Não podemos esquecer as colinas que rodeiam a cidade, antes chave de sua localização estratégica e hoje mirantes de onde se pode apreciar a grandeza da Cidade Imperial. Não perca as vistas dos fortes norte (Borj Nord) e sul (Borj Sud).

Visitas guiadas

Para descobrir Fez sem se perder e evitando o acosso dos vendedores, não perca nossas visitas guiadas em português: