Onde comer em Fez

Onde comer em Fez

A gastronomia de Fez é uma das melhores e mais autênticas do Marrocos e são muitos os visitantes que voltam apaixonados por seus pratos mais tradicionais. 

Em Fez, você encontrará restaurantes para todos os gostos e orçamentos e, em pouquíssimas ocasiões, você vai se decepcionar com a culinária local. 

Pratos típicos

  • Harira: É a sopa marroquina por excelência. Apesar de sua preparação depender muito da região e do restaurante, ela costuma ser feita, entre outros ingredientes, com farinha, tomate, grão-de-bico, macarrão de massa fina, cebola, arroz e especiarias. 
  • Salada marroquina: O mais comum é que seja feita de vários pratos com diversos vegetais. Berinjelas, pimentões, tomates e azeitonas são uma combinação clássica. 
  • Tagine: É um guisado, de legumes ou carne, cozinhado a fogo lento durante mais de uma hora. O recipiente onde se serve, o tagine propiamente dito, é o mesmo onde se cozinha. 
  • Cuscuz: Feito de grãos de sêmola de trigo e acompanhados de diversos ingredientes. É o prato mais ancestral da cozinha marroquina. 
  • Pastilla (também conhecida como Bastila ou Bastilla): Massa folhada recheada de carne (normalmente carne de pombo), cebola, salsa e amêndoas. Também pode ser doce, quando é polvilhada com açúcar glacê. 
  • Espetinhos: Podem ser de diversas carnes, ainda que a mais habitual seja a de cordeiro. 

Ao final das refeições, as duas sobremesas mais comuns são a fruta ou os doces marroquinos, feitos à base de mel, amêndoas e outras frutas secas. Depois da sobremesa, é comum tomar um café ou chá de hortelã

Bebidas

É importante lembrar que os muçulmanos não podem tomar bebidas alcoólicas e a grande maioria dos estabelecimentos não vende cerveja, vinho e outras bebidas alcoólicas. Se você não quer substituir a cerveja pelo típico suco, deve ir aos restaurantes mais luxuosos ou aos hotéis que possuem a licença para vender essas bebidas. 

Preços

O preço dos restaurantes de Fez é muito mais diverso que a qualidade dos seus pratos. No entanto, você encontrará bons restaurantes para provar o melhor da culinária local. 

Na maioria dos restaurantes "baratos", você poderá encontrar pratos individuais que podem valer de 10 a 40 dirhams. Nos restaurantes mais turísticos, o mais comum é que você encontre menus de dois pratos e sobremesa - normalmente fruta - com preços que variam entre 68 e 200 dirhans.

O preço do menu nos restaurantes mais luxuosos e nos riads começa a partir de 300 dirhams. Alguns restaurantes, chamados em algumas ocasiões de restaurantes palácios, oferecem jantar com música e espetáculo. 

Gorjetas

Em muitos estabelecimentos costuma-se acrescentar no valor da conta final uma gorjeta de 10% (avisando o cliente, com um rápido exercício de cálculo mental e uma conta não escrita), porém, o mais comum é que o cliente decida se quer ou não pagar o acréscimo

Zonas

Se você deseja degustar a gastronomia tradicional, os melhores restaurantes estão localizados na Medina Fez el-Bali. Nos arredores da Porta Bab Bou Jeloud você também encontrará diversos locais de cozinha tradicional com excelentes preços. 

Se você quer variar e comer algo internacional, Ville Nouvelle é a melhor opção.