Ifrane

Ifrane é um belo povoado localizado a 65 quilômetros ao sul de Fez. Limpa e organizada, Ifrane conta com parques, lagos e casas de estilo alpino e, por esse motivo, é conhecida como "a Suíça do Marrocos"

Criada pelos franceses em 1930 como um destino para passar as férias, Ifrane é o lugar onde as pessoas com mais dinheiro do país veraneiam. Durante o inverno é um dos destinos de esqui mais importantes do Marrocos. 

O que ver em Ifrane

Ifrane é mais um interessante lugar de passagem que uma excursão em si, por isso é difícil listar suas principais atrações. O que mais vale a pena visitar é:

  • Centro da cidade: Essa zona de pedestres conta com bonitos bares, restaurantes e terraços, sendo um lugar ideal para comer. 
  • Leão de pedra: Está situado a apenas alguns metros das ruas anteriores. Foi construído por um soldado alemão durante a Segunda Guerra Mundial em homenagem ao último leão do Atlas. 
  • Universidade Al-Akhawayn: Foi criada em 1995 pelo rei Hassan II, do Marrocos, e pelo rei Fahd, da Arábia Saudita. É uma universidade que apenas pode ser frequentada pelos mais abastados. Para saber o motivo, basta dar uma volta por seu campus. 
  • Palácio Real: Ainda que não possa ser visitado, você pode ver o seu exterior com o carro e apreciar a sua magnitude. 

Como ir a Ifrane

  • Grand Taxi: Os Grand Taxi demoram, aproximadamente, 1 hora para chegar a Ifrane e custam 50 dirhams por passageiro (300 dirhams pelo táxi completo). 
  • Ônibus: O preço dos ônibus entre Fez e Ifrane é 25 dirhams por trajeto. Há duas frequências por dia, às 06:30 e às 20:00 horas. Você pode comprar os bilhetes diretamente no site da CTM.
  • Contratar um táxi para o dia todo: O preço de um táxi de até 4 lugares custa 100€ por trajeto e os táxis de mais de 5 lugares custam 25€ por pessoa. O serviço é parecido ao do ponto anterior, porém leve em conta que os carros são antigos e os taxistas normalmente não falam inglês. 
  • Alugar um carro: Além do preço ser quase o mesmo que contratar um carro com motorista particular, não recomendamos que você dirija sozinho no Marrocos. Se você decidir ir de carro, pode alugar um veículo aqui.