Compras em Fez

Compras em Fez

Como em qualquer cidade muçulmana, as compras, os mercados, souks e a pechincha estão presentes em todas as zonas de Fez, especialmente em suas duas medinas. 

Produtos típicos de Fez

Artesanato

A maior parte dos produtos típicos de Fez possui uma origem artesanal. É possível ver todos os processos de fabricação nos diversos souks, grêmios e cooperativas.

  • Cerâmica: A cerâmica é, provavelmente, o produto mais típico de Fez e os azulejos e mosaicos estão sempre presentes em qualquer edifício da cidade. Os pratos decorados de Fez são famosos desde o século X. 
  • Couro: Babuchas, sapatos, jaquetas, pufs, bolsas e malas são alguns dos artigos de pele mais cobiçados. Se você visita qualquer uma das lojas que se encontram junto às fábricas de couro, além de poder comprar, você poderá desfrutar o espetáculo de seus terraços.
  • Tecidos: Tapetes, tapeçaria, jelabas e cafetãs (o vestido tradicional das mulheres) são produzidos e consumidos localmente. Se você decidir comprar um tapete é importante lembrar que, quanto menor for o nó, melhor. 
  • Objetos de metal: junto à cerâmica, os objetos de metal são os mais típicos de Fez. Pratos de cobre, lâmpadas tradicionais, cofres com joias ou espelhos decorativos são as lembranças mais populares para presentear alguém. 

Produtos gastronômicos

  • Tâmaras: Ainda que não sejam tão típicas quanto no sul do Marrocos, as tâmaras são um complemento habitual da primeira refeição do dia, no café da manhã. A qualidade varia tanto quanto o preço. Os melhores são os de Rissani, perto do deserto de Merzouga. 
  • Doces: Coco, amêndoas, mel e muito açúcar são a base dos doces marroquinos. 
  • Especiarias: Se você gosta da cozinha do Marrocos, a melhor opção é comprar algum dos pacotes que combinam diversas especiarias. Assim, pode provar um pouco de cada uma. 
  • Chá com hortelã: Se você não quiser sentir falta dessa fabulosa e doce bebida quando ir embora de Fez, pode comprar saquinhos desse chá que estão prontos para servir.
  • Açafrão: O preço desse produto no Marrocos é muito mais barato que no Brasil ou na Europa. Sua flor é cultivada especialmente no Anti-Atlas. 

Além desses produtos, se você gosta dos tajines, pode comprar o recipiente de mesmo nome. A preparação dos tajines é muito simples.

Medicina tradicional

Da mesma maneira que em Marrakech, em Fez você pode encontrar muitas lojas de produtos naturais e farmácias tradicionais. Os vendedores lhe darão uma aula sobre todos os produtos e qual a função de cada um. 

Preços e pechincha

A cultura muçulmana é a meca da pechincha e em Fez, por ser uma cidade tão ancestral, os preços são tão variáveis quanto o próprio cliente. 

Nosso conselho é nunca pagar mais da metade do que os vendedores pedem inicialmente e comparar em várias lojas. Se você acha que um produto não deveria valer mais, sair da loja já é motivo suficiente para que o vendedor diminua o preço até chegar à sua oferta. 

Zonas comerciais, mercados e souks 

Já que toda a cidade de Fez parece um grande mercado, é complicado delimitar as zonas comerciais. As ruas mais importantes e onde se encontram diversos souks são Talaa Sghira e Talaa Kbira (em Fez el-Bali) e Grande Rue de Fès el Jdid (em Fez el-Jdid)

Na Cidade Nova você encontrará lojas com um estilo mais europeu e preços fixos. 

Você pode ler mais sobre os distintos souks aqui: Souks.

Souks em Fez

Na cidade de Fez podemos encontrar muitos souks especializados na venda de diferentes produtos: tecidos, comida ou eletrodomésticos.