Museu das Armas

Museu das Armas

O Museu das Armas de Fez possui uma extensa coleção de armas procedentes de diferentes períodos históricos. Está situado em Borj Nord, a fortaleza com as melhores vistas de Fez. 

Inaugurado em 1963 em uma fortaleza militar do século XVI, o Museu das Armas de Fez possui uma extensa coleção de armas procedentes de diferentes períodos históricos e que abrangem as diferentes civilizações.

As exposições

Formadas em sua maior parte por doações da realeza, as exposições possuem uma impressionante variedade de armas capazes de representar as diferentes civilizações ao longo da história. Nas vitrines estão expostas armas de procedência indiana, europeia e asiática, ainda que a maior e mais chamativa da coleção sejam as aquisições procedentes do mundo marroquino

As extensas galerias mostram uma rica e diversa coleção de armas que inclui espadas, lanças, escopetas, estandartes, fuzis e inclusive punhais decorados com pedras preciosas. Uma das peças mais chamativas do museu é um canhão de cinco metros de comprimento e que foi utilizado na Batalha dos Três Reis, também conhecida como Batalha de Alcácer-Quibir. 

O edifício

O Museu das Armas se encontra localizado em Borj Nord (Fortaleza do Norte), uma fortaleza situada no pico de uma colina próxima às muralhas do norte da cidade. O edifício militar foi construído no século XVI para controlar a medina e protegê-la dos ataques exteriores. 

Com uma estrutura quadrada que se prolonga com forma de flecha em cada um dos ângulos, o edifício possui um aspecto parecido ao das fortalezas portuguesas. 

As melhores vistas

O Museu das Armas de Fez é o maior museu da África em sua temática, não apenas pela quantidade de peças que contêm, mas também se destaca por sua qualidade. Além da completa coleção que mostra a evolução das técnicas de elaboração das armas ao longo da história, o museu oferece excelentes vistas da medina do terraço superior

Um grande inconveniente do museu é que as placas explicativas se encontram apenas em francês e árabe. No entanto, leve em conta que atualmente o museu está fechado ao público por obras.