Aeroporto de Fez Saiss (FEZ)

Aeroporto de Fez Saiss (FEZ)

O Aeroporto de Fez-Saïss (FEZ) encontra-se localizado em Saïss, 15 quilômetros ao sul de Fez.  

O tráfego no Aeroporto de Fez está crescendo de forma exponencial, assim como o turismo na cidade. No primeiro semestre de 2017, mais de 1,12 milhão de pessoas passou pelo aeroporto de Fez, o que representa um crescimento de 27,4% em relação ao mesmo período de 2016.

Melhorando e crescendo

Atualmente, o Aeroporto de Fez possui 4 portões de embarque, tanto para voos nacionais quanto para internacionais. Além disso, após a ampliação que terminou em 2012, o aeroporto possui 28.000 m². Dele, você pode fazer conexões internacionais a um dos principais destinos da Europa, como Londres, Barcelona, Madrid, Amsterdam, Paris, Roma, Munique, entre outros. 

Como ir a Fez saindo do aeroporto

Há diversas maneiras de ir do aeroporto até a cidade de Fez. A seguir, colocamos uma lista de opções de meios de transportes, por ordem de conforto:

Serviço de transfer 

Contratar um serviço de transfer é a melhor maneira de começar a viagem. Por um preço parecido ao táxi, você terá uma pessoa que irá esperá-lo no seu terminal de chegada e irá levá-lo ao hotel no menor tempo possível. 

As vantagens são claras: estarão lhe esperando, você não terá que explicar onde vai se hospedar, saberão como chegar e o melhor, irão deixá-lo na porta do hotel ou riad, algo que um taxista não faria. 

Se o seu riad não oferece essa opção, você pode reservar o serviço de transfer clicando aqui

Táxi

Na cidade, você encontrará duas opções de táxis. Os "grands taxis" são maiores e normalmente percorrem as distâncias maiores, enquanto que os "petit taxis" são menores e fazem as viagens dentro do centro da cidade. O preço de um táxi do aeroporto até um hotel Fez é de 170 dirhams (15 euros, aproximadamente) e não há a necessidade de reservá-lo previamente. O táxi poderá levá-lo até as portas da Medina, mas não irá acompanhá-lo até o riad. 

Ônibus

Você pode ir do Aeroporto de Fez até a cidade a bordo de um "shuttle bus". Para desfrutar esse serviço você deve fazer uma reserva antecipada e os preços são os seguintes:

  • Veículo com capacidade para 04 pessoas: 280 dirhams por trajeto (25 euros, aproximadamente).
  • Miniônibus de 06 lugares: 330 dirhams por trajeto (30 euros, aproximadamente).
  • Miniônibus de 10 lugares: 460 dirhams por trajeto (42 euros, aproximadamente).
  • Miniônibus de 12 lugares: 530 dirhams por trajeto (48 euros, aproximadamente).

Eles não fazem paradas e demoram aproximadamente 30 minutos. Você também pode ir à cidade com as outras linhas urbanas. A mais popular é a linha 16. Ela não possui um horário bem definido, mas costuma passar com uma frequência de uma hora. A passagem custa 4 dirhams e o trajeto demora, aproximadamente, 40 minutos. 

Recomendações

Exceto se você está hospedado em um hotel na Ville Nouvelle, que seria fácil de chegar, recomendamos que você contrate um serviço de transfer pela segurança e comodidade. Caso contrário, leve um bom mapa e tenha claro como chegar ao riad.