Transporte de Fez

Transporte de Fez

Ville Nouvelle não possui as limitações de circulação dos meios de transporte das medinas e por suas ruas é possível encontrar ônibus e táxis. Para percorrer Fez el-Bali e Fez el-Jdid você terá que caminhar. As ruas de ambas as medinas são estreitas e sinuosas, pelo que os burros são os únicos encarregados pelo transporte. 

Orientação

Resulta muito complicado orientar-se no interior das medinas. Tampouco é fácil encontrar um mapa, e os que existem não são muito detalhados, por isso é possível adentrar-se em ruas que não aparecem. 

Para chegar a seu destino você deverá recorrer, em muitas ocasiões, às pessoas que se encontram na rua para pedir informações. Inclusive, eles não terão problema algum em acompanhá-lo e muitas vezes você ficará cansado de ser acompanhado a todo momento. Obviamente, no final eles pedirão dinheiro pela ajuda.

Meios de transporte

Estes são os principais meios de transporte que você encontrará em Fez:

Petit Taxi

Os táxis pequenos, de cor vermelha, são o meio de transporte mais cômodo para percorrer Fez. Seu preço é muito econômico para qualquer turista, já que um trajeto médio tem um preço aproximado de dh10 (US$1,10).

Ao contrário de outros países, em Fez os táxis podem ser compartilhados, ou seja, se você vir um táxi com lugares disponíveis, você pode pegá-lo e dividir o custo do trajeto com os outros passageiros. 

Apesar de não ser tão habitual como em Marrakech, em algumas ocasiões os taxistas não vão querer colocar o taxímetro. Se isso acontecer, fale com o motorista para ativar o "counter" ou desça do táxi e pegue outro. Discutir sobre o preço ao final do trajeto não é uma boa ideia. 

Grand Taxi

Os táxis grandes, antigos Mercedes 300 de cor branca, são os que se utilizam para ir e voltar do aeroporto e para locomover-se entre as outras cidades

Os grand taxi saem de vários pontos da cidade, sendo a mais cêntrica a Place de la Resistance, localizada no inicio de la Avenida Hassan II, na Ville Nouvelle.

Igual que os táxis pequenos, esses veículos são coletivos e possuem 6 lugares, além do condutor. Podem ir 2 passageiros na frente e 4 atrás. Se você não quiser compartilhar esses táxis, pode perfeitamente pagar o trajeto completo

Ônibus

Os ônibus urbanos percorrem a Ville Nouvelle e o exterior das medinas. Já que costumam ir lotados, não possuem ar-condicionado e pelo fato de os táxis serem muito baratos, recomendamos que você nem perca tempo tentando entender as rotas que os ônibus fazem