Bairro Andaluz de Fez

Bairro Andaluz de Fez

O Bairro Andaluz (Andalusí) de Fez está situado na Medina Fez el-Bali e é considerado o precursor da cidade.

Nasceu no início do século IX devido à forte emigração de milhares de famílias da religião muçulmana que residiam no sul da Espanha.

Os inícios

No século IX, a situação entre cristãos e muçulmanos na Espanha alcançou limites insustentáveis, até que, depois da “Matança de Arrabal” que houve em Córdoba (então al-Ándalus), mais de 20.000 famílias deixaram a península. Foram mais de 8.000 as famílias que se assentaram junto à margem direita do rio Fez, levando consigo sua arte e avançada civilização, para criar o Bairro dos Andaluzes.

Um passeio pela parte mais espanhola de Fez

A ribeira andaluza se caracteriza pela originalidade de seus edifícios religiosos e pelas atividades artesanais de seus habitantes. Um dos lugares mais importantes do Bairro dos Andaluzes é a Mesquita dos Andaluzes, construída entre os anos 859 e 860, que se caracteriza por seu chamativo minarete verde e branco.

A Mesquita dos Andaluzes é o lugar perfeito para começar a explorar o histórico bairro, percorrendo suas ruas estreitas e conhecendo algumas das madraças que foram construídas nos arredores, no início do século XIV.