Moulay Idriss

Moulay Idriss é um dos lugares de peregrinação mais importantes de Marrocos. Seu nome honra a Idriss I, bisneto de Maomé e fundador da Califado Idríssita.

O estatus religioso da cidade fez que, até metade do século XX, estivesse fechada aos não muçulmanos. Atualmente o único lugar proibido é o mausoléu de Mulei Idris. 

O que ver em Moulay Idriss

  • Mausoléu de Moulay Idriss: O mausoléu de Idris I é o ponto de interesse mais importante da cidade. Sem embargo, você só poderá ver o seu exterior
  • Praça de Moulay Idriss I: É a praça mais interessante da cidade, um lugar ideal para relaxar em um de seus cafés e ver o ambiente do lugar. É um ponto obrigatório para ir ao Mausoléu. 
  • Terraços panorâmicos: O terraço grande (grande terrase) e o pequeno (petit terrase) são os melhores pontos de Mulei Idris para observar a cidade
  • Minarete circular: Uma das outras atrações da cidade é o minarete, o único circular de todo o Marrocos

Lembre-se que como em quase todas as cidades do país, é muito difícil para orientar-se. Assim que você chegar à cidade, vários guias locais tentarão convencê-lo de fazer um tour pela cidade. O preço que você pagará por um pequeno percurso varia de 30 a 50 dirhams. ​

Como ir a Moulay Idriss

Para ir a Moulay Idriss saindo de Fez há várias alternativas:

  • Contratar um táxi para um dia inteiro: O preço dependerá do quanto você conseguir pechinchar. Um dos inconvenientes de escolher essa opção é que a maioria dos carros são antigos, os motoristas são pouco cautelosos e muitos não se comunicam em inglês. 
  • Alugar um carro: Uma opção pouco segura e que não recomendamos. O preço final será muito parecido ao das opções anteriores. Se escolher essa opção, você pode alugar um carro aqui.
  • Ônibus ou Grand Taxi saindo de Meknes: Você pode ver como chegar a Meknes clicando aqui