Mesquita Al Karaouine

A Mesquita Al Karaouine é conhecida por abrigar a universidade mais antiga do mundo, que compõe um dos mais importantes centros de aprendizado islâmico.

Construída no ano 859, sob o mandato de Fátima al Fihriya, e em contínuo processo de expansão desde sua edificação, a Mesquita Al Karaouine, também conhecida como al Qarawiyyin, é um dos maiores complexos arquitetônicos de Fez.

Biblioteca al Karaouine

O sultão Abu Inane dotou a Universidade al Karaouine de uma biblioteca com um conteúdo muito rico e que, em 1613, chegou a superar a quantidade de 320.000 obras e manuscritos. Foi então quando estudantes e sábios começaram a se deslocar a Fez, convertida na capital da ciência e do conhecimento do Magreb.

Hoje em dia a biblioteca ainda conserva mais de 30.000 obras, entre as quais estão alguns exemplares raros e manuscritos únicos no mundo.

Para vê-la da porta

Apesar da notável extensão da mesquita é difícil encontrá-la, já que, com o passar dos séculos, as casas do bairro cobriram o perímetro do edifício, ocultando sua forma.

Assim como acontece com o resto das mesquitas de Fez, só podem entrar na Mesquita Al Karaouine as pessoas pertencentes à religião muçulmana, por isso os turistas têm que se conformar com o pequeno espaço que se pode vislumbrar da porta.